segunda-feira, 4 de junho de 2012

PASSOS PARA MONTAR UM PODCAST

Nos cursos PITEC e IED que estão sendo concluídos no NTM, os cursistas aprenderam a utilizar uma nova ferramenta pedagógica: o editor de áudio. A partir da gravação e edição de áudio feita no Audacity (multimidia disponível no Linux), os cursistas exportaram o projeto como áudio mp3 e criaram um site na conta do Google, onde hospedaram essa faixa. Com essa hospedagem salva, copiaram o link e criaram o flash do podcast utilizando o site Mp3 Flash Player. Os passos para fazer essa tarefa estão disponíveis abaixo:
Para gravar um podcast é preciso um programa para gravar. No Linux Educacional já existe o software Audacity, que é uma multimídia de edição de áudio. Antes de começar a gravar, verifique nas Preferências do Sistema o volume do microfone, para ter certeza de que a qualidade do áudio gravado será satisfatória. Para um podcast simples, com apenas uma pessoa falando, clique no ícone do botão marrom redondo, ou tecle Shift para iniciar a gravação. Para parar a gravação clique em parar - botão quadrado amarelo.
Para ouvir a gravação tecle em PLAY e ouça. Feitas as alterações na gravação, clique em
Ficheiro> Salvar projeto. Colocar o nome e depois que salvou clicar novamente em Ficheiro> Exportar projeto. Essa exportação é necessária porque, para um podcast, em função do espaço, geralmente se utiliza o formato mp3 com 64kbps como qualidade. Desta maneira, o arquivo de áudio não fica com um tamanho exagerado e pode ser facilmente hospedado em seu servidor e baixado pela sua audiência.
Com o arquivo pronto, basta enviar para seu servidor. Esse servidor pode ser um site que você cria na conta do Google ou um outro qualquer. Quem criou site na conta do Google é só fazer login no Google> Clicar em Configurações da conta> Meus produtos> Site> Clicar no nome do site, que fica geralmente em azul> Clicar em Mais> Histórico de revisões> Anexos> Fazer upload. Feito o upload da faixa mp3 para o site, copia o link do download e abre o Mp3 Flash Player em nova aba. Cola esse link no lugar da faixa mp3 e clica em Enter. Copia o código HTML que gerou no site e cola esse código em nova postagem no blog.
É importante não esquecer que para colar esse código na postagem do blog clica primeiro em Editar HTML, ao invés de escrever. Publica  a postagem e pronto. Seu podcast está no blog.